terça-feira, 19 de janeiro de 2010

História do Obentô

By: Kimura Aika

Obentô
[
お弁当] ou Bentô [弁当] mais conhecido popularmente, são as
famosas marmitas
Japonesas que fica dentro de uma caixa
[Obentô bako].

Desde a Era Kofun, agricultores e viajantes que saiam para trabalhar levavam junto consigo uma espécie de alimento portátil chamado Hoshii [干し飯井] (arroz branco ou integral cozido no vapor ou exposto ao sol para secar, tornando-se um alimento não perecível, de facil acesso). Era muito facil o seu consumo, basta mergulhar na água morna ou mastigá-los como um senbei.


Era Azuchi Momoyama : Familias poderosas e feudais desta época, levavam suas Yusanbentô [遊山弁当] (como conhecido naquela época) para apreciar a vista das flores de cerejeiras Hanami [花見] ou na mudança de tons das folhas do
Momiji [
もみじ].


Era Edo : O Obentô ficou mais popular. Os viajantes carregavam uma versão mais simples chamada de Koshibentô [腰弁当], que ganhou esse nome por ser transportado na região lombar (koshi). Feitos de cedro e hinoki (cipestre japonês) chamados de magemono e os Kouri (caixas feitas de casca de bambu ou galhos de salgueiros trançados). foram ampleamente usados. O Obentô nas camadas populares, continham origini (bolinho de arroz) recheado com umeboshi.

No mesmo período o Makunouchi-bentô [幕の内弁当], surgiu literalmente para o uso de intervalo de atos de uma peça teatral. Os espectadores de teatro Noh e Kabuki, levavam junto esse obentô para ser consumido durante os intervalos da apresentação, consumido por: Origini, omelete, legumes cozidos, todos dispostos dentro do Jubako. Esses costumes ainda tem até hoje principalmente nos teatros de Kabuki.


Era Showa: Surgiram os Obentô bako, feito de aluminiu. Logo em seguida surgiram os de plásticos. Resistentes e leves com cores e formatos diferentes, inpedindo o vazamento de caldos e ainda podem ser levados ao microondas.


Era Meiji: Surgiu o Ekiben [駅弁] (obentô vendido nas estações de trens) junto com a implantação de rede ferroviária. Atualmente os Ekiben é preparado conforme os ingrediêntes típicos da região.


Década de 80: Apartir de aí, o obentô se popularizou com a introdução de microondas na cozinha e a proliferação de Konbini (lojas de conviniências).

Nos dias de hoje: Atualmente existes vários tipos de bentô, normalmente com diferentes tipos de legumes peixes e arroz branco. A maior parte da população ainda tem os mesmo hábitos de levar seus próprios bentô para o trabalho, escola, viagens, eventos esportivos e etc. é muito comum mães japonesas prepararem obentô decorado, para motivar a criançar a comer todo o almoço. É muito importante seu tempo de preparo, pois toda dedicação é fundamental para ter uma alimentação bonita e balanceada.

Galeria de Bentôs




Comentários no Otome CBox

http://img161.imageshack.us/img161/4053/x1pnprgmi5o52jbsqzqgxat2odic7rnwhpymyafbydyrnq4bzdoullt5.gif


3 comentários: